Quem Somos

A ENTIDADE:

A casa do Pobre Santo Antônio é uma instituição filantrópica fundada na cidade de União dos Palmares- AL em 02 de janeiro de 1954. A mesma foi idealizada pelo Padre Monsenhor Clóvis Duarte de Barros e sua sede é fruto de doação feita pela Sociedade São Vicente de Paulo. Essa instituição sem fins lucrativos é administrada pela mesma Sociedade que a ajudou na concretização deste reconhecido Projeto Social, que tem por finalidade, acolher idosos de ambos os sexos, oriundos de famílias carentes assistidas pelos vicentinos.
Os assistidos pela Casa do Pobre Santo Antônio convivem em um ambiente fraterno, que visa atender a necessidades morais, intelectuais, materiais, sociais e espirituais, proporcionando uma vida digna, sempre voltada aos preceitos da ética, humanização, comprometimento, simplicidade, humildade e caridade: preceitos da espiritualidade vicentina.
Essa instituição sobrevive através de doações de empresários palmarinos, da subvenção repassada pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares, das doações de Pessoas Físicas e, sobretudo, através de parte dos benefícios assistências dos abrigados (Benefícios repassados pelo INSS, na forma que estabelece a Lei Orgânica da Assistência Social para Idosos carente).
Esses recursos são utilizados para despesas com alimentação, remédios, fraldas geriátricas, material de higiene pessoal, material para limpeza do espaço físico, materiais para cama, mesa e banho, pagar despesas com energia elétrica, água, locomoção, funcionários e tributos sociais. Devido ao escasso recurso financeiro, ao longo dos anos o abrigo tem enfrentado grandes dificuldades.

A OBRA SOCIAL SÃO VICENTE DE PAULO:



A ESTRUTURA FÍSICA:
Atualmente a instituição possui capacidade para abrigar 35 idosos onde dispomos de 11 quartos divididos em ambiente feminino e masculino, 09 banheiros, 01 mini ambulatório, uma sala de leitura e entretenimento, uma sala social, cozinha, dispensa, refeitório, área livre para banhos de sol, jardim externo, lavanderia, rouparia, sala da direção, além de uma ampla capela. 
A DIRETORIA:

PRESIDENTE DO CONS. METROPOLITANO DE MACEIÓ:  
Confrade José Eudes Silva dos Santos
PRESIDENTE DA OBRA EM UNIÃO DOS PALMARES:  
Consórcia Maria Silvany Alves Calixto
VICE-PRESIDENTE::  
Confrade Luiz Manoel Santana
TESOUREIRA:  
Consórcia Maria das Neves de Almeida Cavalcante
DIRETORA ADMINISTRATIVA:  
Ana Paula Moura de Melo

OS ACOLHIDOS: 
Buscamos a integração do acolhido tanto com a família quanto com a sociedade, pois sabemos a importância desse acolhimento afetivo, principalmente nessa fase da vida, onde as perdas físicas intelectuais e sociais são evidentes, ocasionando muitas vezes um sentimento de incapacidade e abandono.
Diariamente são disponibilizadas 5 refeições sendo as mesmas balanceadas conforme as necessidades patológicas de cada idoso.